BIOGRAFIA

                               
O interesse pela tecnologia na educação surgiu desde cedo, quando ainda jovem cursei o antigo curso de datilografia. Atuando como gestora de  escolas municipais, sentia a necessidade de  utiliza-la no dia-a-dia, na criação de gráficos, pesquisas, dentre outros. Quando cursei  Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal fui aprofundando os conhecimentos, através da disciplina Tecnologias na Educação, que sempre me encantava. Sou apaixanada por Jesus Cristo, especialmente por seus ensinamentos, sou coordenadora paroquial da Pastoral da Criança e sou apresentadora de um  Programa de TV e produtora de outro programa, em um canal católico da cidade, a TV Cristo Rei. Com essa atuação voluntária, necessito de recursos tecnológicos para desenvolver as ações, como filmagem, edição, tudo em prol da evangelização, parte do meu dia estou frente a um computador tentanto descobrir coisas novas. 

Quanto a minha prática docente, em sala de aula sempre motivei os educandos a terem acesso as novas tecnologias, no tocante aos profissionais algumas preocupações foram surgindo decorrentes da constatação do número de educadores que não sabem utilizar as novas tecnologias em sala de aula.  Frente ao trabalho da Secretaria Municipal de Educação, fui despertando o interesse para a aplicabilidade das novas tecnologias em sala de aula,  discutindo e refletindo sobre a importância delas. Considerando a interação como Dinamizadora do Proinfo a minha tendência para o assunto foi evidenciada, o que ficou claro para mim a importância da Formação de Professores para o acesso as novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aliada a  prática docente, através do Curso Proinfo Integrado. Essa é a temática do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC da qual sou aluna do Curso de Especialização em Tecnologias da Educação promovido pela PUC-Rio.

Em Currais Novos - RN, o acesso às TICs já é realidade em quatro das escolas urbanas públicas municipais e duas rurais que tem seus laboratórios instalados, enquanto seis escolas urbanas e oito escolas rurais aguardam a instalação dos laboratórios, e ainda um Núcleo de Tecnologia Educacional foi homologado para o município, essa é uma  estruturas descentralizadas de apoio ao processo de informatização das escolas, responsáveis pelas seguintes ações: sensibilização e motivação das escolas para incorporação da tecnologia de informação e comunicação; apoio ao processo de planejamento tecnológico das escolas para aderirem ao projeto estadual de informática na educação; capacitação e reciclagem dos professores e das equipes administrativas das escolas; realização de cursos especializados para as equipes de suporte técnico; apoio (help-desk) para resolução de problemas técnicos decorrentes do uso do computador nas escolas; assessoria pedagógica para uso da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem; e acompanhamento e avaliação local do processo de informatização das escolas.

Durante o curso pode constatar que os professores inscritos e matriculados demonstraram  imensamente motivados, e a sua expectativa de aprender a manusear o computador tecnicamente está sendo superada e se mostram felizes com a oportunidade, souberam aproveitar apesar das dificuldades enfrentadas, puderam experimentar esta nova ferramenta como um material didático, e se  vislumbraram com as descobertas, a quantidade e a qualidade de informação que obteve ao navegar pela Internet e ao mesmo tempo realizar as atividades. 

Frente a esse avanço sem se esquecer das dificuldades, Belloni (1999), fala que para compreender o papel das NTICs na educação, é preciso considerar como ferramenta pedagógica que seu uso não seja visto como algo para circulação de informação, mas para diferentes situações de aprendizagem em que se busque estabelecer critérios de escolha das técnicas que são mais apropriadas a cada situação, numa perspectiva de imaginação pedagógica e não de invenção técnica.

Abraços a todos!

 Paula Edilma da Silva Lima 
(Formadora)