PROGRAMA



Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC- 100 horas

PÚBLICO ALVO
Educadores das escolas contempladas pelos laboratórios do Proinfo

INTRODUÇÃO

Queremos convidá-lo para uma fascinante aventura: refletir sobre algumas características da época em que vivemos, tomar consciência do papel da tecnologia na vida cotidiana, compreender a construção do conhecimento na sociedade da informação, descobrir como participar mais efetivamente desse processo e como inseri-lo em sua ação profissional de educador, contribuindo para a qualidade da educação e a inclusão social de crianças, jovens e adultos brasileiros. Nos próximos meses, você vai interagir com seus colegas e com a equipe do curso e viver a estimulante experiência da construção coletiva de conhecimento, ou seja, ao mesmo tempo em que abordamos diversos temas relacionados à integração de tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, vamos nos organizar como uma comunidade de prática e de aprendizagem. Nas atividades presenciais, o formador de sua turma vai propiciar inúmeras atividades de troca de experiências entre você e seus colegas,incluindo comunicações, apresentações e debates. Aproveite ao máximo esses momentos para aprender e ensinar. Não temos dúvida disso: sua experiência como educador e docente é preciosa e você certamente tem tanto a contribuir quanto a receber num processo em que sua prática na sala de aula estará sempre em pauta. Ao longo do curso, nos momentos a distância, você contará com diversos canais de comunicação, como o Fórum, tema: Dúvidas Pedagógicas, no qual poderá dialogar com seus colegas e seu formador, a fim de obter esclarecimentos sobre as atividades propostas ou comunicar algum fato que influencie sua participação no curso.
Desejamos que tenha sucesso nesta aventura de compreender o que significa ser professor na chamada sociedade do conhecimento.
Bom curso para você!

OBJETIVOS DO CURSO
Na perspectiva dos objetivos gerais e específicos do ProInfo Integrado, o curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) visa a oferecer subsídios teórico-metodológico práticos para que os professores e supervisores possam:
·  Compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em
suas escolas;
· Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente na construção dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série;
·  Utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que aprimorem a
aprendizagem dos alunos.Oferecer subsídios teórico-metodológico-práticos para que os professores e supervisores possam:

DESENVOLVIMENTO

O curso está dividido em quatro unidades que se articulam na matriz curricular apresentada a seguir. A análise dessa matriz mostra que a integração teoria e prática se faz continuamente, no cotidiano dos cursistas, por meio de projetos ligados aos temas em estudo, desenvolvidos por eles com os respectivos alunos.

ORGANIZAÇÃO DO TEMPO

O curso tem duração de quatro meses e uma semana, com carga horária total de 100h. São desenvolvidas quatro unidades de estudo e prática. Em cada uma, intercalam-se dois encontros presenciais e 16 horas de trabalho a distância. Os encontros presenciais de número ímpar envolvem dois momentos: a conclusão de uma unidade (cerca de três horas) e o início de outra (cerca de uma hora)


40 horas - Encontros presenciais;
60 horas semi-presenciais - Totalizando 100 horas
Faltas no curso presencial: 03
Faltas no Curso a Distância: 03 Atividades

CERTIFICAÇÃO
A certificação ficará sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes e pela Undime Estadual. Constituem critérios para a obtenção do certificado: 75% de freqüência/participação nas atividades e nota mínima 7,0.